domingo, 10 de maio de 2009

De que cor é o nosso cérebro?

O cérebro de um indivíduo vivo é cor-de-rosa, devido aos vasos sanguíneos que o irrigam. Quando é retirado do corpo, ou seja, já não é irrigado, a sua cor é cinzenta.
Todavia o cérebro não é todo cinzento. Este é de facto constituído por uma matéria branca (60% do cérebro) e outra cinzenta (40% do cérebro). Estas duas matérias são dois tipos diferentes de tecidos cerebrais.
A matéria cinzenta contém as células onde é feito o processamento de informação, necessitando de 94% do oxigénio que é fornecido ao cérebro. A matéria branca é uma proteína gordurosa chamada mielina. Esta tem como função revestir e isolar as dendrites e axónios dos neurónios. É também a rede de comunicação do cérebro, que confere a união entre as diferentes áreas da matéria cinzenta e o resto do corpo.
Num estudo das Universidades da Califórnia e do Novo México, foi testada a percentagem de matéria branca e cinzenta dos cérebros de homens e de mulheres com o mesmo QI. Os resultados foram impressionantes: os homens apresentavam seis vezes e meia mais matéria cinzenta que as mulheres, enquanto que as mulheres tinha dez vezes mais matéria branca que os homens.
A matéria branca das mulheres com encontrada numa elevada concentração nos lóbulos frontais, área que não apresenta qualquer matéria branca nos homens. É uma descoberta significativa uma vez que se crê que esta área esteja encarregue da gestão e controlo emocional, da personalidade e da capacidade de discernimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário