sábado, 9 de maio de 2009

Que percentagem do nosso Cérebro usamos?

Hoje em dia não sabemos ao certo a percentagem do nosso cérebro que usamos. É dito que apenas 10% deste é que é utilizado.

Contrariamente a esta crença, o cientista Peter Lennie, do Centro de Ciência Neurológica de Universidade de Nova Iorque, afirma, após uma recente investigação, que apenas 3% dos nossos neurónios estão a trabalhar ao mesmo tempo. A quantidade de energia necessária para um rendimento maior não seria suportada pelo cérebro.

O sistema nervoso central consiste no cérebro e na espinal-medula e é feito de dois tipos de células: os neurónios e as células da glia.

Os neurónios são constituídos por dendrites (por onde é recebida a informação) e por axónios (por onde é transmitida a informação). As sinapses são as junções entre um axónio e as dendrites do neurónio seguinte. É através da fenda sináptica que são transmitidas as informações de um neurónio para outro.

As células da glia fornecem a armação estrutural do cérebro, gerem os neurónios e têm uma função de remoção de detritos após os neurónios morrerem.

O nosso cérebro é de tal forma complexo e completo que os vários modos que tem de trocas de informação são em maior número que a quantidade de átomos existente no universo.

1 comentário:

  1. Ajudou muito, estou tentando escrever um livro sobre ficção e esse artigo ajudou muito. Obrigado

    ResponderEliminar